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A infantilização do ensino da Educação de Jovens e Adultos: o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo Pinto

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dc.contributor.author Moura, Annakalina Batista
dc.date.accessioned 2016-03-21T15:08:25Z
dc.date.available 2016-03-21T15:08:25Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9220
dc.description MOURA, A. B. A infantilização do ensino da Educação de Jovens e Adultos: o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo Pinto. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas, em especial, se são adequadas a faixa-etária ao público a que se destina, das turmas de 1ª a 4° série da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo Pinto, da cidade de Pilõezinhos–PB. Bem como, identificar qual a formação inicial e continuada dos professores analisados, perceber como ocorre o planejamento da escola em torno da Educação de Jovens e Adultos. Realizada na perspectiva de pesquisa qualitativa, a qual favorece a relação intersubjetiva entre o entrevistado e o entrevistador, fontes e observações participantes, tem com principal finalidade apresentar uma dada realidade à luz de uma diversidade de pontos de vista; entrevista, observação, atividade desenvolvida em sala de aula, entre outros. Sendo assim, optou-se por entrevistar 02 professoras da Educação de Jovens e Adultos, fazer reflexões em torno de experiência vivida pela pesquisadora em uma sala da aula da Educação de Jovens e Adultos multisseriada de 1° a 4° série, onde lecionou durante oito meses e das observações no estágio obrigatório no componente curricular Estágio III em EJA. Utilizamos como referencial teórico PINTO (1987) que mostra que a concepção de tratar o aluno da EJA como criança é inadequada, pois deixa de encarar o adulto como um ser de saberes, ignorando seu desenvolvimento e seus conhecimentos. Embasamo-nos em FURTADO (2009) quando diz que, o processo de alfabetização da EJA é semelhante a escolas da sua infância, e em SAMPAIO(2009) quando diz que, o processo de alfabetização de Jovens e Adultos possui especificidades que exigem um tratamento especifico em razão das características dos sujeitos envolvidos. Ao final deste trabalho, conclui-se que a influência das práticas infantilizadoras pode ser um fator influenciador na evasão dos alunos desta modalidade de ensino, e, portanto, torna-se importante pensar em meios e espaços de reflexões do grupo docente envolvidos com esta modalidade de ensino, visando a revisão de suas concepções de ensino e aprendizagem nas suas práticas profissionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Valdenice Resende Soares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Infantilização pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title A infantilização do ensino da Educação de Jovens e Adultos: o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo Pinto pt_BR
dc.type Other pt_BR


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