Resumo:
Este trabalho procura apresentar propostas do ensino de Filosofia, mostrando sua relevância enquanto disciplina para a formação social e intelectual do indivíduo, levantando considerações sobre a luta histórica acerca da reintegração da disciplina de Filosofia no currículo do ensino médio. O estudo se orienta no sentido de compreender e apresentar sugestões que levem a comunidade escolar a repensar sua postura no contexto social em que vive e com isso, reconhecer o quanto a disciplina de Filosofia é importante para a formação cidadã e para o processo de ensino e aprendizagem. No decorrer da pesquisa fazem-se algumas exposições sobre a Filosofia e a vida, bem como o papel do livro didático de Filosofia e os conhecimentos preestabelecidos pelos alunos. Nesse contexto, é preciso reconhecer o real valor dos agentes no processo de ensino, na qual, o professor de Filosofia como membro articulador no processo do filosofar, prima em incitar nos alunos a possibilidade de assumirem a reflexão crítica, como caminho à independência ao livre pensar. Para realizar esta pesquisa foram feitas leituras de vários teóricos e críticos que serviram de inspiração para as discussões levantadas sobre o tema mencionado, com destaque nas obras de Freire (2002), Gallo (2007), Hegel (1994), Kant (2001), Ramos (2007), Silva (2001), Silveira (2000), entre outros.
Descrição:
GARCIA, Danilma Medeiros. Filosofia no currículo do ensino médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]