UEPB - Repositório Digital

Filosofia no currículo do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Garcia, Danilma Medeiros
dc.date.accessioned 2016-03-28T15:31:41Z
dc.date.available 2016-03-28T15:31:41Z
dc.date.issued 2014-02
dc.identifier.other CDD 107
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9250
dc.description GARCIA, Danilma Medeiros. Filosofia no currículo do ensino médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho procura apresentar propostas do ensino de Filosofia, mostrando sua relevância enquanto disciplina para a formação social e intelectual do indivíduo, levantando considerações sobre a luta histórica acerca da reintegração da disciplina de Filosofia no currículo do ensino médio. O estudo se orienta no sentido de compreender e apresentar sugestões que levem a comunidade escolar a repensar sua postura no contexto social em que vive e com isso, reconhecer o quanto a disciplina de Filosofia é importante para a formação cidadã e para o processo de ensino e aprendizagem. No decorrer da pesquisa fazem-se algumas exposições sobre a Filosofia e a vida, bem como o papel do livro didático de Filosofia e os conhecimentos preestabelecidos pelos alunos. Nesse contexto, é preciso reconhecer o real valor dos agentes no processo de ensino, na qual, o professor de Filosofia como membro articulador no processo do filosofar, prima em incitar nos alunos a possibilidade de assumirem a reflexão crítica, como caminho à independência ao livre pensar. Para realizar esta pesquisa foram feitas leituras de vários teóricos e críticos que serviram de inspiração para as discussões levantadas sobre o tema mencionado, com destaque nas obras de Freire (2002), Gallo (2007), Hegel (1994), Kant (2001), Ramos (2007), Silva (2001), Silveira (2000), entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eli Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.title Filosofia no currículo do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta