Resumo:
O presente estudo se deve a tantas inquietações geradas pelas mudanças ocorridas na nossa sociedade com a implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação. Inovações que trazem novos desafios para o ambiente escolar. Pensando nisso, buscou-se uma reflexão a respeito das práticas de ensino em Língua Portuguesa ancoradas nos suportes das novas tecnologias, bem como as concepções que professores de Língua Portuguesa e seus alunos têm dessas práticas e suas contribuições no processo de ensino/aprendizagem. Pauta-se primeiramente numa revisão bibliográfica, investigando materiais com embasamento e referencial teórico sobre o estudo em questão. A pesquisa tem abordagem qualitativa com a utilização de questionários com questões abertas e fechadas com duas professoras de Língua Portuguesa, cinco alunos do ensino fundamental e cinco alunos do ensino médio da escola pesquisada. As abordagens aqui propostas objetivam repensar o uso das ferramentas tecnológicas, de modo que haja uma contribuição na prática de ensino da Língua Portuguesa contextualizando-se por meio de leitura midiática de textos que circulam socialmente, viabilizando o desenvolvimento da linguagem como fonte de prazer e conhecimento.
Descrição:
CAVALCANTE, Maria Leandra Ribeiro. O uso das novas tecnologias nas aulas de língua portuguesa de uma escola de Parari: implicações no processo ensino-aprendizagem. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]