UEPB - Repositório Digital

O uso das novas tecnologias nas aulas de língua portuguesa de uma escola de Parari: implicações no processo ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Maria Leandra Ribeiro
dc.date.accessioned 2016-03-28T15:33:52Z
dc.date.available 2016-03-28T15:33:52Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9252
dc.description CAVALCANTE, Maria Leandra Ribeiro. O uso das novas tecnologias nas aulas de língua portuguesa de uma escola de Parari: implicações no processo ensino-aprendizagem. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo se deve a tantas inquietações geradas pelas mudanças ocorridas na nossa sociedade com a implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação. Inovações que trazem novos desafios para o ambiente escolar. Pensando nisso, buscou-se uma reflexão a respeito das práticas de ensino em Língua Portuguesa ancoradas nos suportes das novas tecnologias, bem como as concepções que professores de Língua Portuguesa e seus alunos têm dessas práticas e suas contribuições no processo de ensino/aprendizagem. Pauta-se primeiramente numa revisão bibliográfica, investigando materiais com embasamento e referencial teórico sobre o estudo em questão. A pesquisa tem abordagem qualitativa com a utilização de questionários com questões abertas e fechadas com duas professoras de Língua Portuguesa, cinco alunos do ensino fundamental e cinco alunos do ensino médio da escola pesquisada. As abordagens aqui propostas objetivam repensar o uso das ferramentas tecnológicas, de modo que haja uma contribuição na prática de ensino da Língua Portuguesa contextualizando-se por meio de leitura midiática de textos que circulam socialmente, viabilizando o desenvolvimento da linguagem como fonte de prazer e conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Cezilene Araújo de Morais pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Novas Tecnologias na Educação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title O uso das novas tecnologias nas aulas de língua portuguesa de uma escola de Parari: implicações no processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta