Resumo:
O objetivo deste trabalho é mostrar como é possível propiciar mudanças nas atitudes dos aprendizes, quando se utilizam de estratégias diferenciadas para aprender matemática. Notadamente, o progresso surgido durante ou após as atividades desenvolvidas, associado a uma maior autonomia frente à resolução de problemas propostos, levaram os alunos a resultados bastante significativos, além de uma aprendizagem mais sólida das operações fundamentais, com a sua aplicação no cotidiano e no conteúdo disciplinar. Vale ressaltar, a grandiosa contribuição que o projeto trouxe a comunidade escolar como um todo. Os alunos envolvidos tiveram um amadurecimento significativo com a atividade na qual desenvolveram, tanto como os outros alunos da escola, desde a questão expositiva dos trabalhos, adquiriram a habilidade da pesquisa, do trabalho em grupo, da organização do tempo, do comprometimento e formalização de trabalho extraclasse, deste modo foi possível comprovar a importância de tal realização.
Descrição:
DINIZ, Espedito Aldeci Mangueira. Desafios da aritmética: a importância dos fatos básicos matemáticos. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]