Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar, através dos sambas do repertório de Bezerra da Silva, como o estigma, o preconceito e o descaso social ao moradores das áreas ditas perigosas, faz emergir na cidade discursos fundadores de uma divisão social e espacial, levantando um discussão que perpassa pela questão negra, da violência e da criminalidade. Apropriando-nos das discussões de teóricos como Certeau (2007), Chartier (2002), Hall (2000), Geertz (1989), Batista (2003)e Campos (2010). Com uma abordagem metodológica baseada no método indiciário de Ginzburg (1989) sobre os sambas marginais de Bezerra da Silva, podemos compreender a forma como a arte se apropria da realidade e produz representações do espaço vivido. Tais representações, analisadas sob a luz das metodologias históricas, podem descortinar discussões sobre a relação do preconceito social e racial podem levar ao isolamento citadino das comunidades periféricas, levando a um crescente nível de violência, que consequentemente, transforma estes espaços em criminalizados.
Descrição:
Moço, E. C. No ritmo do partido-alto nas rodas de bamba: negritude, cotidiano, violência e representação na musicalidade de Bezerra da Silva. 2014. 70f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.