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Este estudo tem como foco principal abordar a importância dos grupos de capoeira no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas e comunidades, uma vez que tal princípio ideológico se deu devido a capoeira ser parte fundamental e integrante na história do Brasil, desde o processo de colonização até a república, passando, também, por guerras e perseguições, fazendo-se, dessa forma, sempre presente na história da nação brasileira. Portanto, a inclusão do eixo temático sobre a capoeira nas escolas junto às práticas pedagógicas, possibilita uma ação reconhecedora da importância do povo negro e de suas tradições na formação de nossa cultura e de nossa sociedade. Para tanto, este Trabalho de Conclusão de Curso consiste numa pesquisa documental e bibliográfica, de égide qualitativa, tendo sido utilizado ainda a observação participante, além de entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Desse modo, toma como base as contribuições teóricas de Areias (1983), Brito (1997), Souza (2005), Vieira (1998) dentre outros autores que realizam suas abordagens acerca da capoeira, como também alguns estudiosos que tratam acerca do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o referido trabalho monográfico visa apresentar a relevância nas quais os grupos de capoeira podem contribuir na abordagem das raízes históricas e culturais das etnias afro-brasileiras com a finalidade de oferecer práticas de ensino motivadoras nas instituições escolares, como também as suas respectivas comunidades, combatendo, portanto, as variadas formas de preconceitos etnicorraciais. Além de abordar a relevância dos enriquecimentos típicos e culturais advindos dos negros da África para o Brasil, bem como verificar a contribuição do aperfeiçoamento das histórias e culturas afro-brasileiras, reforçando a Lei nº 10.639/03, que torna-se obrigatório nas instituições escolares públicas e privadas de ensino fundamental e médio. De fato, a capoeira possui uma significativa função como meio de educação e socialização, devido sua pluralidade cultural não é apenas classificada como dança, jogo, arte, é, também, uma forma interativa de transmissão de conhecimentos das riquezas culturais, bem como os aspectos históricos dos negros nas escolas e nas comunidades. |
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