Resumo:
Este trabalho apresenta uma proposta de investigação a cerca da ludicidade no
ensino de Química, como instrumento pedagógico da prática docente. Onde se
propõe a divulgar as contribuições dos jogos denominados de Memória Química e
Bingo Químico. A proposição é investigar as perspectivas de tais recursos como
agentes de construção de conhecimento e como ferramenta pedagógica. Pois existe
uma estreita relação entre o sentido e o significado das ações desses jogos nos
âmbitos linguístico, científico e pedagógico do ensino de Química. Logo este
trabalho tem como principal objetivo buscar resolver as dificuldades relacionadas no
processo de ensino e aprendizagem e buscar opções que gerem maior êxito escolar.
A pesquisa combina as metodologias da pesquisa de campo, pesquisa quantitativa e
qualitativa e foi realizada no ano de 2014, na qual analisou a aprendizagem de 39
alunos provenientes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor
João Noberto localizado em Santa Teresinha-PB. Para a coleta de dados utilizou-se
um questionário que foi aplicado antes e depois da aplicação dos jogos, além da
observação direta. Por meio dos resultados alcançados, implicam que os jogos são
efetivos no processo de ensino dos conteúdos referentes à disciplina de Química e
que promovem uma aprendizagem significativa, mostrando-se também competente
em criar um espaço de alegria e descontração entre os alunos, sendo um real
motivador para o ensino de Química.
Descrição:
SANTOS, R. T. M. Jogos: um recurso didático alternativo para uma aprendizagem significativa no Ensino de Química. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.