UEPB - Repositório Digital

Jogos: um recurso didático alternativo para uma aprendizagem significativa no Ensino de Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Roberta Tereza Menezes dos
dc.date.accessioned 2016-03-31T10:52:55Z
dc.date.available 2016-03-31T10:52:55Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9272
dc.description SANTOS, R. T. M. Jogos: um recurso didático alternativo para uma aprendizagem significativa no Ensino de Química. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma proposta de investigação a cerca da ludicidade no ensino de Química, como instrumento pedagógico da prática docente. Onde se propõe a divulgar as contribuições dos jogos denominados de Memória Química e Bingo Químico. A proposição é investigar as perspectivas de tais recursos como agentes de construção de conhecimento e como ferramenta pedagógica. Pois existe uma estreita relação entre o sentido e o significado das ações desses jogos nos âmbitos linguístico, científico e pedagógico do ensino de Química. Logo este trabalho tem como principal objetivo buscar resolver as dificuldades relacionadas no processo de ensino e aprendizagem e buscar opções que gerem maior êxito escolar. A pesquisa combina as metodologias da pesquisa de campo, pesquisa quantitativa e qualitativa e foi realizada no ano de 2014, na qual analisou a aprendizagem de 39 alunos provenientes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Noberto localizado em Santa Teresinha-PB. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário que foi aplicado antes e depois da aplicação dos jogos, além da observação direta. Por meio dos resultados alcançados, implicam que os jogos são efetivos no processo de ensino dos conteúdos referentes à disciplina de Química e que promovem uma aprendizagem significativa, mostrando-se também competente em criar um espaço de alegria e descontração entre os alunos, sendo um real motivador para o ensino de Química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraia Carvalho de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.title Jogos: um recurso didático alternativo para uma aprendizagem significativa no Ensino de Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta