Resumo:
A Matemática enquanto ciência apresenta-se como um conjunto de conhecimentos de caráter
formal, abstrato, em que a lógica e a precisão agregam-se a rigorosidade de suas conclusões.
Possui um extenso campo de aplicações nas outras ciências e em situações do cotidiano.
Entretanto como disciplina escolar é considerada como chata e a forma como é ensinada pode
interferir nas concepções dos alunos em relação a ela. Os recursos tecnológicos apresentam
como contribuição significativa neste cenário. Assim, constitui objetivo geral desta
investigação analisar uma proposta de ensino mediada pela tecnologia, por meio do software
educativo Winplot no estudo das funções afins e quadráticas. De modo específico, investigar
o processo de mudança da representação gráfica para a representação algébrica e vice-versa,
observando o papel do software no processo ensino-aprendizagem da Matemática, além de
identificar o interesse e motivação dos discentes ao manipularem o software como recurso
didático para o ensino da matemática no Ensino Médio. Tornou-se necessário também
conhecer a concepção dos professores relacionada ao uso das TIC’s no ambiente educacional
e a utilização destes recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma
pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, de caráter exploratório e apoia-se nos pressupostos
da pesquisa-ação. Uma escola estadual do município de Igaracy-PB constituiu o campo
empírico da pesquisa, enquanto professores de matemática e estudantes da 2 ª série do ensino
médio foram os sujeitos investigados. O questionário foi instrumento de coleta de dados para
professores e também para os alunos, para estes, duas versões foram necessárias, uma para o
pré-teste e outra para o pós-teste. Além destes, informações colhidas na aplicação de aula
convencional e na aula de laboratório com o uso do Winplot. Os dados revelam obstáculos
que o ensino-aprendizagem da matemática ainda enfrenta, por sua vez os alunos apresentam
dificuldades em associar os diferentes termos matemáticos. Entretanto, os resultados apontam
os benefícios alcançados ao incorporar as tecnologias no processo educativo e demonstram a
evolução dos discentes frente à aprendizagem do conteúdo das funções trabalhadas, por meio
das representações algébricas e gráficas.
Descrição:
SILVA, T. V. Ensino de Matemática: representando funções afins e quadráticas por meio do Software Winplot. 2015. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.