Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9274
Título: Ensino de Matemática: representando funções afins e quadráticas por meio do Software Winplot
Autor(es): Silva, Tarciana Vieira da
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Funções afins e quadráticas
Software Winplot
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: A Matemática enquanto ciência apresenta-se como um conjunto de conhecimentos de caráter formal, abstrato, em que a lógica e a precisão agregam-se a rigorosidade de suas conclusões. Possui um extenso campo de aplicações nas outras ciências e em situações do cotidiano. Entretanto como disciplina escolar é considerada como chata e a forma como é ensinada pode interferir nas concepções dos alunos em relação a ela. Os recursos tecnológicos apresentam como contribuição significativa neste cenário. Assim, constitui objetivo geral desta investigação analisar uma proposta de ensino mediada pela tecnologia, por meio do software educativo Winplot no estudo das funções afins e quadráticas. De modo específico, investigar o processo de mudança da representação gráfica para a representação algébrica e vice-versa, observando o papel do software no processo ensino-aprendizagem da Matemática, além de identificar o interesse e motivação dos discentes ao manipularem o software como recurso didático para o ensino da matemática no Ensino Médio. Tornou-se necessário também conhecer a concepção dos professores relacionada ao uso das TIC’s no ambiente educacional e a utilização destes recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, de caráter exploratório e apoia-se nos pressupostos da pesquisa-ação. Uma escola estadual do município de Igaracy-PB constituiu o campo empírico da pesquisa, enquanto professores de matemática e estudantes da 2 ª série do ensino médio foram os sujeitos investigados. O questionário foi instrumento de coleta de dados para professores e também para os alunos, para estes, duas versões foram necessárias, uma para o pré-teste e outra para o pós-teste. Além destes, informações colhidas na aplicação de aula convencional e na aula de laboratório com o uso do Winplot. Os dados revelam obstáculos que o ensino-aprendizagem da matemática ainda enfrenta, por sua vez os alunos apresentam dificuldades em associar os diferentes termos matemáticos. Entretanto, os resultados apontam os benefícios alcançados ao incorporar as tecnologias no processo educativo e demonstram a evolução dos discentes frente à aprendizagem do conteúdo das funções trabalhadas, por meio das representações algébricas e gráficas.
Descrição: SILVA, T. V. Ensino de Matemática: representando funções afins e quadráticas por meio do Software Winplot. 2015. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9274
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tarciana Vieira da Silva.pdf24.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.