Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental nos anos finais, (9 º anos) da Escola Monsenhor Manoel Vieira de Patos-PB, buscando analisar os pontos críticos na matemática de sala de aula e sua relação com o cotidiano escolar. O estudo foi realizado com dois professores de matemática do último ano do ensino fundamental e suas respectivas turmas. Tendo como tipo de pesquisa Quanti-qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado para coleta de dados foram questionários autoaplicáveis contendo perguntas abertas e fechadas, sendo respondido por 45 alunos. Nesse questionário foram abordadas questões relativas às dificuldades enfrentadas por docentes e discentes no ensino e na aprendizagem matemática, bem como as percepções de ambos sobre metodologias e práticas pedagógicas utilizadas. A análise dos dados permitiu perceber que a maioria dos alunos, 51% gostam da disciplina, 76% sentem dificuldade na aprendizagem, mesmo gostando da metodologia aplicada pelos professor na opinião de 86%. Em relação aos professores, eles consideram-se desvalorizados, sem autonomia e atribuem às dificuldades dos alunos a falta de interesse, desmotivação e ausência da participação da família no apoio a aprendizagens de seus filhos. A matemática ainda continua sendo apontada como uma disciplina de difícil compreensão mesmo que considerada de extrema importância para a vida das pessoas.
Descrição:
SILVA, V. P. Dificuldades no Ensino-aprendizagem de Matemática no 9 º ano do Ensino Fundamental da Escola Monsenhor Manoel Vieira. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.