UEPB - Repositório Digital

Dificuldades no Ensino-aprendizagem de Matemática no 9 º ano do Ensino Fundamental da Escola Monsenhor Manoel Vieira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Viviana Pereira da
dc.date.accessioned 2016-03-31T10:54:37Z
dc.date.available 2016-03-31T10:54:37Z
dc.date.issued 2015-06-17
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9276
dc.description SILVA, V. P. Dificuldades no Ensino-aprendizagem de Matemática no 9 º ano do Ensino Fundamental da Escola Monsenhor Manoel Vieira. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental nos anos finais, (9 º anos) da Escola Monsenhor Manoel Vieira de Patos-PB, buscando analisar os pontos críticos na matemática de sala de aula e sua relação com o cotidiano escolar. O estudo foi realizado com dois professores de matemática do último ano do ensino fundamental e suas respectivas turmas. Tendo como tipo de pesquisa Quanti-qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado para coleta de dados foram questionários autoaplicáveis contendo perguntas abertas e fechadas, sendo respondido por 45 alunos. Nesse questionário foram abordadas questões relativas às dificuldades enfrentadas por docentes e discentes no ensino e na aprendizagem matemática, bem como as percepções de ambos sobre metodologias e práticas pedagógicas utilizadas. A análise dos dados permitiu perceber que a maioria dos alunos, 51% gostam da disciplina, 76% sentem dificuldade na aprendizagem, mesmo gostando da metodologia aplicada pelos professor na opinião de 86%. Em relação aos professores, eles consideram-se desvalorizados, sem autonomia e atribuem às dificuldades dos alunos a falta de interesse, desmotivação e ausência da participação da família no apoio a aprendizagens de seus filhos. A matemática ainda continua sendo apontada como uma disciplina de difícil compreensão mesmo que considerada de extrema importância para a vida das pessoas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nádia Farias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental em Patos - PB pt_BR
dc.title Dificuldades no Ensino-aprendizagem de Matemática no 9 º ano do Ensino Fundamental da Escola Monsenhor Manoel Vieira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta