Resumo:
O Estágio Supervisionado na formação do professor é sistematizado pelo contexto
educacional que envolve a pesquisa e o processo formativo, os quais se
caracterizam por meio de interação viável para a formação do professor/educador,
assim, como para o desenvolvimento e conhecimento do educando. Assim, o estágio
corresponde à interface de prática e teoria e, sobretudo, no papel do
professor/educador como mediador informativo no processo de ensino
aprendizagem. Entretanto, é fundamental compreender esse processo como fator
relevante no ensino de química. Portanto, devem-se levar em consideração as
habilidades, capacidades e interesses de cada educando, para que dessa forma, o
próprio estagiário sinta-se seguro nessa dinâmica de pesquisa e interações múltiplas
de interesses comuns. Dessa forma, fica evidente que através da conscientização de
que a educação necessita de renovações metodológicas o professor/educador
concretiza a importância do estágio supervisionado no ensino de química e na
prática pedagógica no início de sua formação acadêmica, ou seja, caracteriza suas
ações, não só buscando a transmissão do saber, mas também mediando o
conhecimento dando a devida prioridade para os educandos como parte fundamental
no processo de aprendizagem.
Descrição:
LEVINO, A. K. F. Estágio Supervisionado: etapa fundamental na formação do professor. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.