Resumo:
A Geometria é uma área da Matemática de extrema importância para a formação do aluno, pois é por meio da construção dos conhecimentos geométricos que o indivíduo desenvolve uma série de habilidades e competências como: a percepção espacial, a leitura de mundo e a capacidade de descrever, representar, medir e dimensionar objetos presentes na vida cotidiana. O presente trabalho tem como objetivo averiguar a concepção que os professores de Matemática de duas Escolas Públicas Estaduais Coelho Lisboa e Arlindo Bento de Morais de Santa Luzia-PB possuem em relação ao ensino de Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental e identificar as suas dificuldades. Para esse fim, foi aplicado um questionário que estabeleceu um breve perfil dos professores de Matemática das duas escolas e, a partir das respostas ficou evidenciado que, as dificuldades encontradas no ensino de Geometria recaem no fato da falta de materiais didáticos básicos para trabalhar em sala de aula, salas exclusivas para o ensino de Geometria e a falta de pré-requisito por parte dos alunos de conteúdos que fundamentam a Geometria. Com relação a uma aula ideal, declararam que, é muito importante que a mesma seja realizada por meio do uso de técnicas diversificadas, de trabalho manual que desperte nos alunos o interesse em aprender.
Descrição:
NÓBREGA JÚNIOR, H. J. As dificuldades no Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental nas Escolas Estaduais de Santa Luzia - PB. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.