Resumo:
Buscamos refletir sobre a importância da formação do educador de matemática e os principais desafios enfrentados por estes para o ensino desta disciplina. Em função do tema a ser pesquisado, procura-se analisar criteriosamente as causas e consequências das dificuldades existentes nas salas de aula entre professores e alunos, dificuldades essas que surgem pela falta de integração entre discentes e docentes e pela ausência de planejamento e cooperação de todos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. O conhecimento e a disponibilidade do professor estão atrelados à estrutura e ao planejamento institucional. Por isso, enfatizamos a importância do projeto pedagógico da escola priorizar essas questões, e o poder público viabilizar ações concretas que contemplem tais necessidades. A pesquisa aponta também, a necessidade da universidade rever a formação de professores e sua responsabilidade regional com a formação continuada.
Descrição:
LIMA, Kaline de Araújo. Uma reflexão sobre a formação do professor de matemática e seus principais desafios. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]