Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de investigar de que forma o tema da homossexualidade e
o/a estudante homossexual são tratados no espaço da EEEFM Professor José Gonçalves de
Queiroz, na cidade de Sumé – PB. De maneira mais específica, analisamos se há abordagens
(pedagógicas ou não) acerca do tema na escola e se professores/as, alunos/as e gestoras
costumam cultivar a inclusão ou a exclusão de gays e de lésbicas. Além disso, procuramos
identificar discursos que evidenciem preconceito e homofobia na escola. Por meio da
aplicação de um questionário contendo 23 perguntas para discentes e 24 para docentes e
gestoras, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa,
buscando identificar os objetivos propostos. Os resultados do estudo indicam que ainda não
há um devido enfoque do tema da homossexualidade na escola pesquisada, o que gera falta de
conhecimentos e, consequentemente, preconceitos por parte da maioria dos/as integrantes
dessa instituição. Identificamos certo despreparo nos/as professores/as e gestoras, o que
impede um tratamento adequado do tema. Por conseguinte, os/as educandos/as também não
estão preparados para lidar com o assunto, muito menos para conviver harmoniosamente com
homossexuais, já que não recebem informações sobre isso em casa nem na escola. Logo, vêse
que é decisivo o papel da escola na promoção do bom convívio entre as diversas formas de
sexualidade, de modo a combater os inúmeros casos de homofobia, tão recorrentes
atualmente, haja vista que é através do conhecimento que se tornará possível lutar contra
todas as formas de violência, de comportamentos discriminatórios e preconceituosos.
Descrição:
OLIVEIRA, Maria do Carmos Almeida de. Homossexualidade na escola: discursos que emergem em uma escola pública da cidade de Sumé-PB. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]