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Homossexualidade na escola: discursos que emergem em uma escola pública da cidade de Sumé-PB

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dc.contributor.author Oliveira, Maria do Carmo Almeida de
dc.date.accessioned 2016-04-05T14:09:51Z
dc.date.available 2016-04-05T14:09:51Z
dc.date.issued 2014-11-29
dc.identifier.other CDD 372.372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9329
dc.description OLIVEIRA, Maria do Carmos Almeida de. Homossexualidade na escola: discursos que emergem em uma escola pública da cidade de Sumé-PB. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem o objetivo de investigar de que forma o tema da homossexualidade e o/a estudante homossexual são tratados no espaço da EEEFM Professor José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé – PB. De maneira mais específica, analisamos se há abordagens (pedagógicas ou não) acerca do tema na escola e se professores/as, alunos/as e gestoras costumam cultivar a inclusão ou a exclusão de gays e de lésbicas. Além disso, procuramos identificar discursos que evidenciem preconceito e homofobia na escola. Por meio da aplicação de um questionário contendo 23 perguntas para discentes e 24 para docentes e gestoras, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa, buscando identificar os objetivos propostos. Os resultados do estudo indicam que ainda não há um devido enfoque do tema da homossexualidade na escola pesquisada, o que gera falta de conhecimentos e, consequentemente, preconceitos por parte da maioria dos/as integrantes dessa instituição. Identificamos certo despreparo nos/as professores/as e gestoras, o que impede um tratamento adequado do tema. Por conseguinte, os/as educandos/as também não estão preparados para lidar com o assunto, muito menos para conviver harmoniosamente com homossexuais, já que não recebem informações sobre isso em casa nem na escola. Logo, vêse que é decisivo o papel da escola na promoção do bom convívio entre as diversas formas de sexualidade, de modo a combater os inúmeros casos de homofobia, tão recorrentes atualmente, haja vista que é através do conhecimento que se tornará possível lutar contra todas as formas de violência, de comportamentos discriminatórios e preconceituosos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Vítor Macedo Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Homossexualidade-Escola pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Homofobia pt_BR
dc.title Homossexualidade na escola: discursos que emergem em uma escola pública da cidade de Sumé-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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