Resumo:
A resolução de problemas matemáticos é uma das metodologias de ensino fundamental
para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. No
entanto, não é de hoje que é possível se observar a visível dificuldade dos alunos em
relação ao uso desta metodologia em sala de aula. A reformulação de problemas
matemáticos é uma ferramenta muito importante no âmbito da aprendizagem dos
alunos, ao estimulá-los à criatividade fazendo com que os mesmos passem a observar a
Matemática de forma diferente da que estão acostumados e o uso de Temas SócioPolíticos
em problemas matemáticos também podem desenvolver a curiosidade sobre a
abordagem da Matemática em cada problema. Neste sentido, a pesquisa por nós
efetuada teve como objetivos descrever como os alunos de uma turma do 3º ano do
Ensino Médio de uma escola pública estadual resolvem, reformulam e solucionam
problemas matemáticos envolvendo Temas Sócio-Políticos; identificar o pensamento
crítico dos alunos; os modos como eles resolvem os problemas propostos e os elementos
da criatividade durante a resolução e reformulação de problemas matemáticos. Para
alcançar esses objetivos foi proposto, no desenvolvimento da metodologia, a aplicação
de um Questionário Prévio, a Resolução de Problemas Matemáticos envolvendo Temas
Sócio-Políticos e em seguida a Reformulação dos problemas iniciais. Por fim, a
resolução dos problemas reformulados. A pesquisa com os alunos foi realizada no
decorrer de março de 2012. Os resultados apontaram avanços consideráveis,
significativos, observados através da utilização de processos de resoluções com a
utilização de estratégias obtidas com e sem o auxilio de algoritmos.
Descrição:
ARAÚJO, L. D. de.
Resolução e reformulação de problemas matemáticos
envolvendo temas sócio-políticos. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.