Resumo:
A educação é parte fundamental na mudança de um contexto social, bem como na formação
de uma sociedade mais justa e equânime, onde os professores são a peça principal nesse
processo de formação cidadã da criança. A partir desse pressuposto, o presente texto
monográfico apresenta uma discussão teórica sobre a importância da formação cidadã dos
alunos, por meio da contribuição de vários aspectos, principalmente aqueles desenvolvidos no
âmbito escolar. Para isso, o texto está dividido em três partes: no Capítulo I discutimos o
histórico e conceito de cidadania, perscrutando o surgimento de tal conceito da idade antiga,
particularmente na Grécia e Roma antiga, passando pelo período medieval, pela época do
liberalismo, até a contemporaneidade, destacando uma evolução considerável no que
concerne aos aspectos de cidadania. No Capítulo II enfocamos a cidadania no contexto da
Constituição Federal de 1988, particularmente enfocando os quatro direitos do que ela trata:
Direitos Individuais, Direitos Sociais, Direitos Econômicos e Direitos Políticos. Finalmente, o
último Capítulo discorre sobre a relação educação e cidadania, ou educação para a cidadania,
apresentando o professor enquanto mediador imprescindível nesse processo e o tema
Cidadania enquanto eixo vertebrador nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Desta forma,
podemos concluir o quanto é importante a relação interpessoal cotidiana para a formação de
um cidadão, bem como a transmissão desses valores ao longo da vida.
Descrição:
LOPES, Suelita de Azevedo Xavier. Relação educação e cidadania na escola. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]