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Alfabetização de adultos: contribuições para a prática de letramento

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dc.contributor.author Targino, Ana Rita
dc.date.accessioned 2016-04-05T14:12:29Z
dc.date.available 2016-04-05T14:12:29Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9333
dc.description TARGINO, Ana Rita. Alfabetização de adultos: contribuições para a prática de letramento. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A sociedade contemporânea exige, continuamente, dos indivíduos diferentes usos das modalidades oral e escrita da língua para resolverem problemas cotidianos conforme demandas sociais e necessidades da vida pessoal, especificamente, a leitura e a escrita que pressupõem a aprendizagem e o domínio das habilidades de ler e de escrever. No entanto mesmo com a diminuição nos índices de analfabetismo no Brasil, ainda encontramos algumas pessoas (principalmente idosas) que não foram alfabetizadas em idade apropriada. Neste sentido, o presente estudo objetiva investigar as contribuições da leitura, tomadas na perspectiva de letramento, para o indivíduo, que é/foi alfabetizado na idade adulta. A título de objetivos específicos, pretende-se verificar o lugar conferido à leitura para o sujeito que passou pelo processo de alfabetização na idade adulta; investigar o tratamento conferido ao adulto analfabeto e ao adulto que passa pelo processo de alfabetização; bem como mostrar a mudança que ocorre quando o adulto passa de analfabeto para alfabetizado, considerando-se as práticas de letramento. Para tanto, os autores que fundamentaram esta pesquisa foram, dentre outros, Freire (1996), Martins (2007), Pietri (2007) e Koch e Elias (2014). Os procedimentos metodológicos que foram adotados centram-se na pesquisa de campo, com a aplicação de questionário com três sujeitos. Após a analise dos dados foi possível afirmar que mudanças simbólicas ocorrem na vida do adulto que passa pelo processo de alfabetização. Pudemos constatar também que o indivíduo pode sim ser analfabeto e letrado, pois o letramento é um produto social de conceito abrangente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paloma Sabata Lopes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Educação de adultos pt_BR
dc.title Alfabetização de adultos: contribuições para a prática de letramento pt_BR
dc.type Other pt_BR


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