Resumo:
A sociedade contemporânea exige, continuamente, dos indivíduos diferentes usos das modalidades oral e escrita da língua para resolverem problemas cotidianos conforme demandas sociais e necessidades da vida pessoal, especificamente, a leitura e a escrita que pressupõem a aprendizagem e o domínio das habilidades de ler e de escrever. No entanto mesmo com a diminuição nos índices de analfabetismo no Brasil, ainda encontramos algumas pessoas (principalmente idosas) que não foram alfabetizadas em idade apropriada. Neste sentido, o presente estudo objetiva investigar as contribuições da leitura, tomadas na perspectiva de letramento, para o indivíduo, que é/foi alfabetizado na idade adulta. A título de objetivos específicos, pretende-se verificar o lugar conferido à leitura para o sujeito que passou pelo processo de alfabetização na idade adulta; investigar o tratamento conferido ao adulto analfabeto e ao adulto que passa pelo processo de alfabetização; bem como mostrar a mudança que ocorre quando o adulto passa de analfabeto para alfabetizado, considerando-se as práticas de letramento. Para tanto, os autores que fundamentaram esta pesquisa foram, dentre outros, Freire (1996), Martins (2007), Pietri (2007) e Koch e Elias (2014). Os procedimentos metodológicos que foram adotados centram-se na pesquisa de campo, com a aplicação de questionário com três sujeitos. Após a analise dos dados foi possível afirmar que mudanças simbólicas ocorrem na vida do adulto que passa pelo processo de alfabetização. Pudemos constatar também que o indivíduo pode sim ser analfabeto e letrado, pois o letramento é um produto social de conceito abrangente.
Descrição:
TARGINO, Ana Rita. Alfabetização de adultos: contribuições para a prática de letramento. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]