Resumo:
Este trabalho tem a pretensão de compreender, à luz da teoria americana da simbologia cultural, os significados culturais produzidos pelos símbolos de ostentação de riquezas no gênero musical forró eletrônico. Para tanto, analisa-se algumas letras de músicas de bandas de forró eletrônico consagradas midiaticamente. Por meio da pesquisa qualitativa, baseia-se nas teorias de Geertz (2013) e White (2009) sobre cultura. Acerca do fenômeno forró, serão imprescindíveis para esta pesquisa os estudos de Trotta (2009), Costa (2012) entre outros de relevante importância. Ainda, procura-se investigar por que padrões de comportamentos como a ostentação de bens materias são comumente cantados nas músicas de forró da contemporaneidade; compreender qual o objetivo dos sujeitos nas letras das músicas de forró eletrônico de ostentar riquezas; saber quem são o homem e a mulher em tais músicas. Após a análise das letras, constatou-se o forró eletrônico propaga uma cultura de estilo jovem, urbano, playboy, que canta ostentação e prazeres sexuais, deixando de lado o sertanejo sofredor, vítima da seca do antigo pé-de-serra. A Indústria Cultural mudou o forró para sugerir e espelhar uma nova cultura às pessoas: a cultura do consumo, do luxo e vaidade, a qual as pessoas valem o que elas ostentam.
Descrição:
OLIVEIRA, Jean Rodrigues de. A cultura da ostentação nas músicas de forró eletrônico: um estudo à luz da simbologia cultural. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]