UEPB - Repositório Digital

A cultura da ostentação nas músicas de forró eletrônico: um estudo à luz da simbologia cultural

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Jean Rodrigues de
dc.date.accessioned 2016-04-05T14:14:57Z
dc.date.available 2016-04-05T14:14:57Z
dc.date.issued 2014-06-14
dc.identifier.other CDD 306.484
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9336
dc.description OLIVEIRA, Jean Rodrigues de. A cultura da ostentação nas músicas de forró eletrônico: um estudo à luz da simbologia cultural. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem a pretensão de compreender, à luz da teoria americana da simbologia cultural, os significados culturais produzidos pelos símbolos de ostentação de riquezas no gênero musical forró eletrônico. Para tanto, analisa-se algumas letras de músicas de bandas de forró eletrônico consagradas midiaticamente. Por meio da pesquisa qualitativa, baseia-se nas teorias de Geertz (2013) e White (2009) sobre cultura. Acerca do fenômeno forró, serão imprescindíveis para esta pesquisa os estudos de Trotta (2009), Costa (2012) entre outros de relevante importância. Ainda, procura-se investigar por que padrões de comportamentos como a ostentação de bens materias são comumente cantados nas músicas de forró da contemporaneidade; compreender qual o objetivo dos sujeitos nas letras das músicas de forró eletrônico de ostentar riquezas; saber quem são o homem e a mulher em tais músicas. Após a análise das letras, constatou-se o forró eletrônico propaga uma cultura de estilo jovem, urbano, playboy, que canta ostentação e prazeres sexuais, deixando de lado o sertanejo sofredor, vítima da seca do antigo pé-de-serra. A Indústria Cultural mudou o forró para sugerir e espelhar uma nova cultura às pessoas: a cultura do consumo, do luxo e vaidade, a qual as pessoas valem o que elas ostentam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Luciano Albino Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Forró eletrônico pt_BR
dc.subject Indústria cultural pt_BR
dc.title A cultura da ostentação nas músicas de forró eletrônico: um estudo à luz da simbologia cultural pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta