Resumo:
Nos últimos anos vem crescendo o número de simulações computacionais utilizadas na física em todos os níveis de ensino. Um dos motivos para isto é que muitos experimentos da física não podem ser realizados em sala de aula devido a vários fatores, como: falta de tempo hábil, falta de materiais, conceitos muito abstratos entre outros. Outra razão é que as simulações quando utilizadas adequadamente, podem auxiliar no ensino-aprendizagem de física. O objetivo deste trabalho é propor a utilização de uma simulação computacional no ensino de física com o intuito de melhorar a compreensão dos estudantes a cerca do lançamento oblíquo, uma vez que, a simulação permite aos estudantes gerarem e testarem hipóteses bem como facilitam a coleta relativamente grande de dados em um curto espaço de tempo. Além disso, a simulação também pode servir de elemento facilitador nas resoluções de problemas.
Descrição:
FERREIRA, Douglas Alves. Utilização de uma simulação computacional como ferramenta para o ensino de lançamento oblíquo: uma proposta para o ensino de Física. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]