Resumo:
A educação brasileira contemporânea vive um caos geral. Falta de
infraestrutura, de merenda escolar, de verbas, de incentivos, e, sobretudo, de
professores capacitados e bem renumerados. No âmbito da Matemática, mais
precisamente o ensino da Geometria, essa abordagem tem sido insatisfatória,
incompleta, mal explorada, e, quando explorada, quase sempre é de forma superficial.
Esta pesquisa está incluída nas de caráter qualiquantitativo e tem por interesse
chamar atenção dos professores de Geometria da rede de ensino pública, para,
essencialmente, duas problemáticas que julgamos estarem mais evidentes no
momento: abordar o conteúdo por completo, para não tornar este ramo da Matemática
inferiorizado em detrimento aos demais, como a Álgebra; e melhorar suas práticas
didáticas, utilizando materiais manipuláveis, a exemplo do Geoplano, que foi o
material usado nessa pesquisa, para desenvolver com sucesso as atividades
propostas em sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender de que
modo um aluno do 8º ano concebe e explora os conteúdos área e perímetro utilizando
o geoplano e tarefas de formulação e resolução de problemas matemáticos. Nossa
pesquisa é um estudo de caso e foi realizada entre Abril e Maio de 2012 com os
alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nenzinha
Cunha Lima, da cidade de Campina Grande - Paraíba, com faixa etária de 13 a 17
anos. Os dados coletados são fruto, também, de um Pós e um Pré Testes realizados
com os alunos participantes. Os resultados destes instrumentos apontam uma
situação dual, onde questões acertadas no Pré-Teste são respondidas erradas no Pós
e vive versa. Tais instrumentos revelam um baixo nível cognitivo da maioria dos
alunos participantes desta pesquisa, no que se refere aos conteúdos área e perímetro.
Por outro lado, o estudo do caso que teve como participante a aluna Renata, revelou
uma aluna, que embora também tenha dificuldades com os referidos conceitos,
apresenta um maior nível cognitivo em relação aos demais alunos.
Descrição:
SILVA, R. M. C.
Compreensão sobre a concepção de exploração de área
e perímetro no 8º ano: estudo de um caso. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.