Resumo:
Este trabalho pretendeu desenvolver investigações matemáticas em algumas demonstrações do
Teorema de Pitágoras que utilizam material concreto para contribuir com o processo de ensinoaprendizagem,
estimulando o raciocínio lógico-dedutivo de cada aluno e a reflexão dos alunos sobre
as aplicações deste teorema. E tem como objetivos específicos, oferecer um ambiente de
aprendizagem com compreensão em que os alunos proponham, explorem e investiguem
demonstrações do Teorema de Pitágoras que utilizam material concreto; descrever como as
investigações de algumas demonstrações do Teorema de Pitágoras utilizando material concreto,
contribuem para aprendizagem dos alunos; identificar quais as modificações que acontecem na
relação professor/aluno com o uso das investigações matemáticas; propor uma reflexão acerca da
relevância deste teorema no que se refere às suas aplicações. Para operacionalizar os objetivos da
pesquisa, realizamos atividades de investigações matemáticas, utilizando materiais concretos e uma
técnica de trabalho em grupo denominada Painel Integrado, numa turma do 1º ano do Ensino
Médio, composta de 25 alunos, em uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de
Itatuba no Estado da Paraíba. A Metodologia foi composta por três fases: o Pré-Teste, em seguida
foram realizadas cinco atividades de investigações matemáticas de demonstrações do Teorema de
Pitágoras, feito através de cinco encontros, com a utilização de materiais concretos e a técnica do
Painel Integrado e, por fim o Pós-Teste. Os resultados mostraram que a utilização de investigações
matemáticas é relevante para aprendizagem os alunos.
Descrição:
GUERRA, E. D. M.
Tarefas de investigação matemática com algumas
demonstrações do Teorema de Pitágoras: um
processo utilizando material concreto. 2012. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.