UEPB - Repositório Digital

A construção identitária da criança negra na sala de aula: uma leitura de "A cor da ternura" de Geni Guimarães

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Maxwilliam Domingues da Silva
dc.date.accessioned 2016-04-11T17:32:58Z
dc.date.available 2016-04-11T17:32:58Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 398
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9378
dc.description LIMA, M. D. da S. A construção identitária da criança negra na sala de aula: uma leitura de "A cor da ternura" de Geni Guimarães. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo, analisamos o livro “A cor da ternura” da autora Geni Guimarães, destacando a relevância da obra para a reflexão das relações étnico-raciais na sociedade brasileira como um todo e nas escolas em particular, e com isso, sublinhamos a possibilidade de sua utilização em sala de aula como forma de cumprimento da Lei 10.639 de 2003. Neste sentido, partimos de uma concepção de educação que se preocupe com o enfrentamento do racismo, a diminuição do preconceito no ambiente escolar e a construção da identidade da criança negra em sala. Tentando desta forma, construir além de uma identidade e sentimento de pertencimento, um resgate de contribuição do negro em sociedade. Tentamos, pois, abordar uma temática tão delicada tendo como norte a história da personagem Geni, que em sua narrativa de vida nos traz exemplos de superação. O aporte teórico utilizado baseia-se nos estudos de Gislene Santos (que abordam questões ligadas à formação e (re)construção identitária negra, como Anete Abramowicz, (2006), Eliane Cavalleiro (2000), Ademir Santos (2008), Kabengele Munanga (2006), Vera Lúcia Neri da Silva (2002). Os estudos referentes à literatura infantil negra serão concentrados nas pesquisas desenvolvidas por Maria Anória de Jesus Oliveira (2010),; Heloisa Pires de Lima e Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil, com Ione da Silva Jovino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rosilda Alves Bezerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Negritude pt_BR
dc.subject Anti-racismo pt_BR
dc.title A construção identitária da criança negra na sala de aula: uma leitura de "A cor da ternura" de Geni Guimarães pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta