Resumo:
Este trabalho busca verificar como se dá a articulação entre a teoria e a prática de ensino da leitura e da escrita. Pretende, a partir da análise crítica dos resultados apontados, apresentar contribuições para um redirecionamento da abordagem da leitura e da escrita na escola. A presente pesquisa apoia-se nos estudos de Antunes (2003), Bakhtin (1995), Bronckart (2008), Koch e Elias (2014) e outros que são teóricos da linha do interacionismo sociodiscursivo. Utiliza a metodologia da pesquisa-ação que inclui coleta e análise dos dados. Os dados foram coletados através de observações de aulas nas salas de 6º ao 9º ano e aplicação de questionários para alunos e professores, em duas escolas públicas de ensino fundamental situadas no município de Guarabira: Centro Educacional Osmar de Aquino e Centro Educacional Dom Hélder Câmara.
Descrição:
FELIPE, K. T. A. Ensino de leitura e escrita: teoria e prática em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.