Resumo:
Um dos assuntos mais discutidos na atualidade escolar é o ensino da
gramática em salas de aulas do ensino básico, visto que no contexto e a
interpretação sobrepõem à regra gramatical. Dessa forma, o objeto desse
estudo é verificar as principais mudanças ocorridas na ortografia brasileira e
apresentar uma proposta para o ensino nas salas de aulas do Ensino
Fundamental II. O estudo foi fomentado na literatura existente, pela qual
buscamos embasar uma proposta metodológica do ensino da ortografia no
nível escolar básico com a finalidade de melhorar a aprendizagem do aluno.
Assim, apresentamos um breve histórico da evolução da língua portuguesa e
sua ortografia, segundo a pancronia, em seguida sugerimos estratégias para o
ensino ortográfico nesse segmento educacional. Fundamentam nossas ideias
autores como Bechara (2008) e Morais (2009) no que tratam da importância do
ensino da ortografia na sala de aula entre outras. É possível afirmar que a
ortografia é um importante segmento da gramática e que ensinada de forma
adequada, num misto entre contexto, interpretação e atividades lúdicas
direcionadas, é possível ao aluno aprender as regras ortográficas vigentes e
melhorar a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II
Descrição:
MUNIZ, E. G. de O. A ortografia na educação básica: uma proposta metodológica para o Ensino Fundamental II. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.