Resumo:
A escola constitui-se como um ambiente de articulação que contribui para a formação de
leitores conscientes. Assim, nesse ambiente escolar, a leitura e a escrita apresentam-se como
um núcleo de práticas educativas no processo de ensino aprendizagem. Em vista disso, esse
trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da leitura na formação dos alunos, além de
destacar as práticas docentes utilizadas para incentivar o hábito da leitura nos primeiros anos
do ensino fundamental na Escola Municipal Hilda Neves de Lucena-Cuitegi/PB. Para
alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa fundamentada em Martins (2003), Cunha
(2003), Beremblum e Paiva (2006), Santos (2013), dentre outros que serviram de base teórica
para a fundamentação desse estudo. Também foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo
junto a três professores do ensino fundamental, 1º a 5º ano da referida escola, por meio de
entrevistas semiestruturadas com perguntas sobre as condições favoráveis ao processo de
ensino aprendizagem da leitura no ambiente escolar e as práticas pedagógicas aplicadas em
sala de aula com o intuito de incentivar o hábito da leitura nos alunos. As informações
coletadas apontaram que o profissional de educação pode contribuir no desenvolvimento de
leitores conscientes do que estão lendo, apesar das dificuldades que envolvem o aprendizado
da leitura na escola. Sendo assim, averiguou-se através das informações coletadas, que a
inserção da leitura no cotidiano dos alunos possibilitará o desenvolvimento de ações
educativas que colaborem com a formação dos alunos como uma oportunidade de refletir e
compreender os sentidos do texto e ter condições de aplicá-los no seu cotidiano.
Descrição:
SOUZA, L. B. de. A importância da prática docente no estímulo à leitura nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.