Resumo:
O presente trabalho trata as práticas de leitura recorrentes na atualidade e a formação de
professores para trabalhar a leitura na educação infantil. Esse trabalho justifica-se a
partir das dificuldades dos alunos em aprender a ler e das práticas de leitura que vem
ocorrendo na escola, ainda pautadas na decodificação do texto e não na compreensão e
na produção de sentidos. Para concretização desse trabalho foi utilizado à pesquisa
bibliográfica. O objetivo geral foi conhecer as práticas docentes na formação de
sujeitos-leitores críticos. Os principais autores estudados foram: Koch e Elias (2006),
Freire (1989), Vasconcelos (2007), Carvalho e Mendonça (2006), Ferreira e Dias (2002)
e Inês (2001). Na pesquisa encontramos vários conceitos que vem embasando as
práticas pedagógicas de muitos professores. No estudo conclui-se que para mudar essa
realidade é necessário que haja mudanças nas concepções e na postura do professor. A
formação docente precisa ser subsidiada por teorias científicas, além dos professores
serem leitores, a fim de formarem sujeitos-leitores e críticos. Neste sentido, é necessário
que, os docentes gostem de ler e tenham uma boa formação teórica e prática, para que
consigam mudar sua postura pedagógica.
Descrição:
RODRIGUES, R. de M. S. A formação de professores para trabalhar a leitura na educação infantil. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.