UEPB - Repositório Digital

A formação de professores para trabalhar a leitura na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Raquel de Meireles Silveira
dc.date.accessioned 2016-04-11T17:38:57Z
dc.date.available 2016-04-11T17:38:57Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 020
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9389
dc.description RODRIGUES, R. de M. S. A formação de professores para trabalhar a leitura na educação infantil. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata as práticas de leitura recorrentes na atualidade e a formação de professores para trabalhar a leitura na educação infantil. Esse trabalho justifica-se a partir das dificuldades dos alunos em aprender a ler e das práticas de leitura que vem ocorrendo na escola, ainda pautadas na decodificação do texto e não na compreensão e na produção de sentidos. Para concretização desse trabalho foi utilizado à pesquisa bibliográfica. O objetivo geral foi conhecer as práticas docentes na formação de sujeitos-leitores críticos. Os principais autores estudados foram: Koch e Elias (2006), Freire (1989), Vasconcelos (2007), Carvalho e Mendonça (2006), Ferreira e Dias (2002) e Inês (2001). Na pesquisa encontramos vários conceitos que vem embasando as práticas pedagógicas de muitos professores. No estudo conclui-se que para mudar essa realidade é necessário que haja mudanças nas concepções e na postura do professor. A formação docente precisa ser subsidiada por teorias científicas, além dos professores serem leitores, a fim de formarem sujeitos-leitores e críticos. Neste sentido, é necessário que, os docentes gostem de ler e tenham uma boa formação teórica e prática, para que consigam mudar sua postura pedagógica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A formação de professores para trabalhar a leitura na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta