dc.contributor.author |
Rodrigues, Raquel de Meireles Silveira |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-11T17:38:57Z |
|
dc.date.available |
2016-04-11T17:38:57Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.other |
CDD 020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9389 |
|
dc.description |
RODRIGUES, R. de M. S. A formação de professores para trabalhar a leitura na educação infantil. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho trata as práticas de leitura recorrentes na atualidade e a formação de
professores para trabalhar a leitura na educação infantil. Esse trabalho justifica-se a
partir das dificuldades dos alunos em aprender a ler e das práticas de leitura que vem
ocorrendo na escola, ainda pautadas na decodificação do texto e não na compreensão e
na produção de sentidos. Para concretização desse trabalho foi utilizado à pesquisa
bibliográfica. O objetivo geral foi conhecer as práticas docentes na formação de
sujeitos-leitores críticos. Os principais autores estudados foram: Koch e Elias (2006),
Freire (1989), Vasconcelos (2007), Carvalho e Mendonça (2006), Ferreira e Dias (2002)
e Inês (2001). Na pesquisa encontramos vários conceitos que vem embasando as
práticas pedagógicas de muitos professores. No estudo conclui-se que para mudar essa
realidade é necessário que haja mudanças nas concepções e na postura do professor. A
formação docente precisa ser subsidiada por teorias científicas, além dos professores
serem leitores, a fim de formarem sujeitos-leitores e críticos. Neste sentido, é necessário
que, os docentes gostem de ler e tenham uma boa formação teórica e prática, para que
consigam mudar sua postura pedagógica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
A formação de professores para trabalhar a leitura na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |