UEPB - Repositório Digital

Desafios encontrados pelos docentes e discentes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Cuitegi - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Edilma Agostinho de
dc.date.accessioned 2016-04-11T17:39:14Z
dc.date.available 2016-04-11T17:39:14Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9390
dc.description LIMA, E. A. de. Desafios encontrados pelos docentes e discentes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Cuitegi - PB. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa aborda a importância da educação de jovens e adultos (EJA) para a melhor formação e inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e no aumento da autoestima no meio social. Tem como objetivo analisar as dificuldades e possibilidades encontradas pelos alunos e professores na aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia utilizada constou de uma análise documental da literatura de Educação de Jovens e Adultos (EJA), as políticas públicas e suas propostas pedagógicas na EJA, no Brasil. A pesquisa prática aconteceu na Escola Municipal Estelina Leopoldina de Oliveira, localizada em Cuitegi – PB, onde é ministrado o 2º segmento para jovens e adultos. Foram aplicados questionários, com perguntas divididas em duas etapas: a 1ª com perguntas relacionadas aos desafios (dificuldades) desses alunos estarem na escola e o que eles esperam aprender; a 2ª diz respeito às possibilidades de estarem ali e o que desejam conseguir através do estudo. Os envolvidos na pesquisa têm dificuldade em retornar aos estudos e no letramento, mas a EJA oferece oportunidade àqueles que não tiveram a chance de ter uma formação na idade certa. As expectativas dos sujeitos dessa pesquisa são de adquirir mais conhecimento, cursar uma faculdade, ter melhor condição de vida pessoal e profissional, pois, convivem no ambiente de trabalho, com pessoas de nível médio e superior e se sentem desfavorecidos na convivência social, nas dificuldades de fala, escrita e leitura. Os professores afirmam que os estudando possuem muitas dificuldades para permanecer na EJA, mas estão sempre dispostos a aprender. Dizem ainda que, manter os alunos motivados e interessados no processo de ensinoaprendizagem, também é um desafio do educador da EJA, pois a evasão escolar nesta modalidade de ensino é muito grande. Dentre as sugestões elencadas para aprimorar esta modalidade de ensino, podemos citar: incentivar educadores e educandos, dando mais assistência à formação acadêmica, e, juntos, superar os entraves encontrados dentro da educação de jovens e adultos; aumentar as oportunidades de EJA, com a ampliação de vagas e mais pessoal preparado para atender aos educandos; divulgar políticas públicas de EJA para que a sociedade diminua o preconceito sobre as pessoas que estão se alfabetizando nesse momento e que estes sejam valorizados no âmbito familiar, profissional e social; e mobilizar a sociedade frente ao poder público para fazer valer os seus direitos e formar cidadãos críticos, pensantes, capazes de conhecer e decidir sobre seus direitos e deveres. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Jovens e Adultos pt_BR
dc.title Desafios encontrados pelos docentes e discentes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Cuitegi - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta