Resumo:
Esta pesquisa aborda a importância da educação de jovens e adultos (EJA) para a melhor
formação e inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e no aumento da autoestima
no meio social. Tem como objetivo analisar as dificuldades e possibilidades encontradas pelos
alunos e professores na aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A
metodologia utilizada constou de uma análise documental da literatura de Educação de Jovens
e Adultos (EJA), as políticas públicas e suas propostas pedagógicas na EJA, no Brasil. A
pesquisa prática aconteceu na Escola Municipal Estelina Leopoldina de Oliveira, localizada
em Cuitegi – PB, onde é ministrado o 2º segmento para jovens e adultos. Foram aplicados
questionários, com perguntas divididas em duas etapas: a 1ª com perguntas relacionadas aos
desafios (dificuldades) desses alunos estarem na escola e o que eles esperam aprender; a 2ª diz
respeito às possibilidades de estarem ali e o que desejam conseguir através do estudo. Os
envolvidos na pesquisa têm dificuldade em retornar aos estudos e no letramento, mas a EJA
oferece oportunidade àqueles que não tiveram a chance de ter uma formação na idade certa.
As expectativas dos sujeitos dessa pesquisa são de adquirir mais conhecimento, cursar uma
faculdade, ter melhor condição de vida pessoal e profissional, pois, convivem no ambiente de
trabalho, com pessoas de nível médio e superior e se sentem desfavorecidos na convivência
social, nas dificuldades de fala, escrita e leitura. Os professores afirmam que os estudando
possuem muitas dificuldades para permanecer na EJA, mas estão sempre dispostos a
aprender. Dizem ainda que, manter os alunos motivados e interessados no processo de ensinoaprendizagem,
também é um desafio do educador da EJA, pois a evasão escolar nesta
modalidade de ensino é muito grande. Dentre as sugestões elencadas para aprimorar esta
modalidade de ensino, podemos citar: incentivar educadores e educandos, dando mais
assistência à formação acadêmica, e, juntos, superar os entraves encontrados dentro da
educação de jovens e adultos; aumentar as oportunidades de EJA, com a ampliação de vagas e
mais pessoal preparado para atender aos educandos; divulgar políticas públicas de EJA para
que a sociedade diminua o preconceito sobre as pessoas que estão se alfabetizando nesse
momento e que estes sejam valorizados no âmbito familiar, profissional e social; e mobilizar a
sociedade frente ao poder público para fazer valer os seus direitos e formar cidadãos críticos,
pensantes, capazes de conhecer e decidir sobre seus direitos e deveres.
Descrição:
LIMA, E. A. de. Desafios encontrados pelos docentes e discentes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Cuitegi - PB. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.