dc.contributor.author |
Serafim, Antônia Maria Coutinho |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-11T17:42:23Z |
|
dc.date.available |
2016-04-11T17:42:23Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9395 |
|
dc.description |
SERAFIM, A. M. C. Alfabetização e letramento: um espaço para aprendizagem da leitura e escrita no ensino infantil. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho monográfico tem como objetivo principal mostrar a importância da
alfabetização e letramento no ensino infantil, primeira fase da educação básica, período em
que a criança está desenvolvendo sua imaginação e buscando novos saberes para ampliar os
conhecimentos sociais e as pequenas experiências de vida que trazem consigo. Para melhor
embasar o nosso trabalho, buscamos nos aprofundar nas teorias de alguns estudiosos, como
Magda Soares, Chicarelle, Regina Scarpa, Emília Ferreiro, Brandão, Vygotsky, entre outros
estudiosos do ensino infantil e letramento. Como apoio, utilizamos a pesquisa de campo
realizada na escola municipal Geraldo Leite de Morais, onde observamos a prática pedagógica
da professara do pré-escolar. Por meio desta pesquisa, podemos perceber a importância de se
oferecer um espaço para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em sala de
aula e da função do professor como mediador da aprendizagem, já que é ele o principal
responsável pelo progresso educacional nessa faixa etária. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luciene Vieira de Arruda |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização e letramento: um espaço para aprendizagem da leitura e escrita no ensino infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |