Resumo:
O presente trabalho monográfico tem como objetivo principal mostrar a importância da
alfabetização e letramento no ensino infantil, primeira fase da educação básica, período em
que a criança está desenvolvendo sua imaginação e buscando novos saberes para ampliar os
conhecimentos sociais e as pequenas experiências de vida que trazem consigo. Para melhor
embasar o nosso trabalho, buscamos nos aprofundar nas teorias de alguns estudiosos, como
Magda Soares, Chicarelle, Regina Scarpa, Emília Ferreiro, Brandão, Vygotsky, entre outros
estudiosos do ensino infantil e letramento. Como apoio, utilizamos a pesquisa de campo
realizada na escola municipal Geraldo Leite de Morais, onde observamos a prática pedagógica
da professara do pré-escolar. Por meio desta pesquisa, podemos perceber a importância de se
oferecer um espaço para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em sala de
aula e da função do professor como mediador da aprendizagem, já que é ele o principal
responsável pelo progresso educacional nessa faixa etária.
Descrição:
SERAFIM, A. M. C. Alfabetização e letramento: um espaço para aprendizagem da leitura e escrita no ensino infantil. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.