Resumo:
O presente trabalho refere-se às contribuições da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, enquanto processo de reflexão sobre a prática docente, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. No decorrer da pesquisa tomamos como objeto de estudos em uma creche municipal de educação Infantil de Guarabira/PB. Procuramos analisar como os professores da creche municipal compreendem e efetivam a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado aos docentes atuantes na creche, visando conhecer suas concepções acerca da avaliação da aprendizagem. Entre os principais autores pesquisados destacam-se: Hoffmann (2009), Godoi, (2010), Luckesi (1978, 2003, 2005, 2008), Vasconcellos (2000), Souza Filho (2008), Wallon (2010), entre outros. O estudo discute as concepções da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil cujas finalidades são voltadas basicamente para o desenvolvimento da criança, permitindo o repensar de toda prática educativa, com o objetivo de contribuir para a efetivação das orientações das Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Infantil.
Descrição:
ROCHA, E. N. S. Avaliação da aprendizagem: a criança como protagonista do processo avaliativo. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.