UEPB - Repositório Digital

Avaliação da aprendizagem: a criança como protagonista do processo avaliativo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha, Érica Naara Silva
dc.date.accessioned 2016-04-11T17:42:35Z
dc.date.available 2016-04-11T17:42:35Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9396
dc.description ROCHA, E. N. S. Avaliação da aprendizagem: a criança como protagonista do processo avaliativo. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho refere-se às contribuições da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, enquanto processo de reflexão sobre a prática docente, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. No decorrer da pesquisa tomamos como objeto de estudos em uma creche municipal de educação Infantil de Guarabira/PB. Procuramos analisar como os professores da creche municipal compreendem e efetivam a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado aos docentes atuantes na creche, visando conhecer suas concepções acerca da avaliação da aprendizagem. Entre os principais autores pesquisados destacam-se: Hoffmann (2009), Godoi, (2010), Luckesi (1978, 2003, 2005, 2008), Vasconcellos (2000), Souza Filho (2008), Wallon (2010), entre outros. O estudo discute as concepções da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil cujas finalidades são voltadas basicamente para o desenvolvimento da criança, permitindo o repensar de toda prática educativa, com o objetivo de contribuir para a efetivação das orientações das Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Emília Cristina Ferreira de Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem: a criança como protagonista do processo avaliativo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta