Resumo:
Com um olhar diferenciado às problemáticas educacionais que permeiam o cotidiano
de uma sala de aula, vislumbra-se as inquietações que dizem respeito ao campo de
formação docente; nessa perspectiva, a luz de teóricos como: Serrazina (2012),
Esteban (2001),Ferreira (2007), Hoffmann (1991/2006), entre outros. Com a
presente pesquisa objetiva-se conhecer e entender o conceito de avaliação escolar
e os elementos constitutivos da mesma; entender as semelhanças e diferenças da
avaliação; ser capaz de analisar e planejar práticas avaliativas que articulem as
diversas áreas que compõem o desenvolvimento do aprendente; compreender o
papel e as competências docentes necessárias no processo avaliativo. O presente
estudo, é um vislumbre acerca da prática docente e o uso de estratégias para o
desenvolvimento do ensino aprendizagem na escola pública e, oportunamente, faz
uma análise reflexiva do quanto produtivo tem sido o contributo que as capacitações
têm proporcionado aos docentes no exercício de suas práxis de ensino. Os métodos
utilizados para a coleta de dados foram observações diretas em estágio
supervisionado, experiência em sala de aula da subscritora e entrevistas realizadas
junto a docentes da E.M.E.F Horácio Montenegro. Os dados foram sistematizados
em categorias de análises e interpretações à luz das teorias abordadas. Os
resultados sinalizam que o processo de avaliação é essencial à educação, é através
dela que se define essa ação como julgamento de valor dos resultados alcançados
na prática de ensino. O planejamento, tanto o anual como os demais produzidos ao
longo do período, e o planejamento semanal do professor devem ser dinâmicos e
flexíveis de modo a serem revistos sempre que necessário, atendendo aos
imprevistos e aos acontecimentos do cotidiano escolar.
Descrição:
SANTOS, J. D. M. dos. O professor no espaço escolar. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.