UEPB - Repositório Digital

Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem: melhorias ou conservação de métodos?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souto, Roselita Carneiro de
dc.date.accessioned 2016-04-11T17:43:54Z
dc.date.available 2016-04-11T17:43:54Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9404
dc.description SOUTO, R. C. de. Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem: melhorias ou conservação de métodos?. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo abordar a questão das novas tecnologias na melhoria do processo de ensino aprendizagem. Visa discutir como essas tecnologias podem melhorar ou não o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Partindo do ponto de vista de que a tecnologia é uma realidade na maioria das escolas brasileiras, faz-se necessário repensar sobre a prática, a formação e o papel do educador frente ao uso destas ferramentas. No decorrer do trabalho abordaremos também questões como: As TICs realmente contribuem no processo de ensino-aprendizagem ou apenas mascara o ensino tradicional? Qual o papel do educador frente a estes novos desafios? Sabemos que só a disponibilização destas ferramentas não vai garantir uma boa qualidade de ensino e nem tampouco de aprendizagem significativa, entretanto elas podem servir como fonte de diferentes conhecimentos e culturas estimulando a interatividade e colaboração, sendo assim cabe aos envolvidos neste processo ser comprometido, competente, critico, aberto às mudanças e consciente não só das possibilidades da tecnologia, mas qual a melhor forma de utilizá-la e explorá-lanum determinado conteúdo, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho ainda conterá resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola do interior da Paraíba com alguns professores e alunos mostrando como as TICs vêm sido usada em sala de aula, bem como o ponto de vista dos mesmos sobre a inclusão destes recursos em sala. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Novas tecnologias pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem: melhorias ou conservação de métodos? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta