dc.contributor.author |
Souto, Roselita Carneiro de |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-11T17:43:54Z |
|
dc.date.available |
2016-04-11T17:43:54Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9404 |
|
dc.description |
SOUTO, R. C. de. Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem: melhorias ou conservação de métodos?. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo abordar a questão das novas tecnologias na
melhoria do processo de ensino aprendizagem. Visa discutir como essas tecnologias
podem melhorar ou não o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
Partindo do ponto de vista de que a tecnologia é uma realidade na maioria das
escolas brasileiras, faz-se necessário repensar sobre a prática, a formação e o papel
do educador frente ao uso destas ferramentas. No decorrer do trabalho
abordaremos também questões como: As TICs realmente contribuem no processo
de ensino-aprendizagem ou apenas mascara o ensino tradicional? Qual o papel do
educador frente a estes novos desafios? Sabemos que só a disponibilização destas
ferramentas não vai garantir uma boa qualidade de ensino e nem tampouco de
aprendizagem significativa, entretanto elas podem servir como fonte de diferentes
conhecimentos e culturas estimulando a interatividade e colaboração, sendo assim
cabe aos envolvidos neste processo ser comprometido, competente, critico, aberto
às mudanças e consciente não só das possibilidades da tecnologia, mas qual a
melhor forma de utilizá-la e explorá-lanum determinado conteúdo, contribuindo para
a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho ainda conterá
resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola do interior da
Paraíba com alguns professores e alunos mostrando como as TICs vêm sido usada
em sala de aula, bem como o ponto de vista dos mesmos sobre a inclusão destes
recursos em sala. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Novas tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.title |
Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem: melhorias ou conservação de métodos? |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |