Resumo:
O presente artigo tem como objetivo abordar a questão das novas tecnologias na
melhoria do processo de ensino aprendizagem. Visa discutir como essas tecnologias
podem melhorar ou não o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
Partindo do ponto de vista de que a tecnologia é uma realidade na maioria das
escolas brasileiras, faz-se necessário repensar sobre a prática, a formação e o papel
do educador frente ao uso destas ferramentas. No decorrer do trabalho
abordaremos também questões como: As TICs realmente contribuem no processo
de ensino-aprendizagem ou apenas mascara o ensino tradicional? Qual o papel do
educador frente a estes novos desafios? Sabemos que só a disponibilização destas
ferramentas não vai garantir uma boa qualidade de ensino e nem tampouco de
aprendizagem significativa, entretanto elas podem servir como fonte de diferentes
conhecimentos e culturas estimulando a interatividade e colaboração, sendo assim
cabe aos envolvidos neste processo ser comprometido, competente, critico, aberto
às mudanças e consciente não só das possibilidades da tecnologia, mas qual a
melhor forma de utilizá-la e explorá-lanum determinado conteúdo, contribuindo para
a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho ainda conterá
resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola do interior da
Paraíba com alguns professores e alunos mostrando como as TICs vêm sido usada
em sala de aula, bem como o ponto de vista dos mesmos sobre a inclusão destes
recursos em sala.
Descrição:
SOUTO, R. C. de. Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem: melhorias ou conservação de métodos?. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.