Resumo:
O processo de disseminação e transmissão de conhecimento vem sofrendo fortes mudanças, o que tem sido um fator motivador para desenvolvimento de novas formas de ensinar e aprender. Esta é uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com análise quantitativa e qualitativa, constituída por uma amostra de 124 alunos do curso de Ciências Contábeis da UEPB. O presente estudo teve como objetivo principal identificar quais os estilos de aprendizagem dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual da Paraíba, bem como quais estratégias de ensino baseada em ação contribuem para aprendizagem dos mesmos. O instrumento para coleta de dados abrangeu um questionário aplicado com os discentes, que contendo duas partes, (inventário de Kolb e impacto das estratégias de ensino na aprendizagem). Os principais resultados foram: de acordo com a teoria de Kolb, o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos nesse estudo foi assimilador com 55,40%, constatou-se que os métodos de ensino mais utilizados pelos docentes desta pesquisa são aula expositiva e resolução de exercícios, deixando claro que, embora os métodos de ensino dos docentes estejam atendendo em sua maioria os estilos de aprendizagem dos discentes, não estão alinhados com as estratégias de ensino baseadas na aprendizagem em ação, que busca um método de ensino mais participativo e busca o aluno com agente ativo no processo de aprendizagem, cujas diretrizes pedagógicas priorizem a troca de experiências, interação e reflexão para a formação dos contadores.
Descrição:
MOTA, R. R. Análise dos estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba a partir do inventário de Kolb e do impacto das estratégias de ensino dos docentes. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]