UEPB - Repositório Digital

O uso dos jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Ewerton Bruno Silva
dc.date.accessioned 2016-04-19T15:40:33Z
dc.date.available 2016-04-19T15:40:33Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9448
dc.description ARAÚJO, Ewerton Bruno Silva. O uso dos jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo verificar a eficácia de uma metodologia alternativa para o ensino de Matemática: o uso de jogos. A Matemática, disciplina abstrata, formal, a ciência “exata” como muitos gostam de caracterizar, não desperta grandes paixões pelo mundo afora. Deste modo, a pergunta que permeia a cabeça de muitos professores no tocante a este respeito é: o que fazer para tentar superar estes obstáculos e proporcionar aos estudantes um ensino de Matemática prazeroso e eficaz? A ideia, portanto, foi utilizar o jogo “Dominó de Múltiplos e Divisores” como auxílio para a construção e solidificação dos diversos conceitos sobre divisibilidade. O estudo de caso, caracterizado como uma pesquisa-ação, foi desenvolvido em uma escola estadual de Campina Grande - PB. Os dados levantados se deram através de observações das atividades e questionários. Suas análises e argumentações pautaram-se em discursos de Lorenzato (2008), Moura (1994), Passos (2006), Starepravo (2009), entre outros. Em consonância com estes, foi perceptível a imensa contribuição dos jogos no desenvolvimento dos alunos. As ações realizadas foram bastante fecundas, especialmente no que se trata do aspecto motivacional dos alunos, algo que era caracteristicamente baixo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Divisibilidade pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.title O uso dos jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta