Resumo:
Este trabalho tem como objetivo verificar a eficácia de uma metodologia alternativa para o ensino de Matemática: o uso de jogos. A Matemática, disciplina abstrata, formal, a ciência “exata” como muitos gostam de caracterizar, não desperta grandes paixões pelo mundo afora. Deste modo, a pergunta que permeia a cabeça de muitos professores no tocante a este respeito é: o que fazer para tentar superar estes obstáculos e proporcionar aos estudantes um ensino de Matemática prazeroso e eficaz? A ideia, portanto, foi utilizar o jogo “Dominó de Múltiplos e Divisores” como auxílio para a construção e solidificação dos diversos conceitos sobre divisibilidade. O estudo de caso, caracterizado como uma pesquisa-ação, foi desenvolvido em uma escola estadual de Campina Grande - PB. Os dados levantados se deram através de observações das atividades e questionários. Suas análises e argumentações pautaram-se em discursos de Lorenzato (2008), Moura (1994), Passos (2006), Starepravo (2009), entre outros. Em consonância com estes, foi perceptível a imensa contribuição dos jogos no desenvolvimento dos alunos. As ações realizadas foram bastante fecundas, especialmente no que se trata do aspecto motivacional dos alunos, algo que era caracteristicamente baixo.
Descrição:
ARAÚJO, Ewerton Bruno Silva. O uso dos jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]