Resumo:
O presente trabalho objetiva enfatizar a nossa experiência vivida na Casa Familiar Rural, em Alagoa Nova-PB e traz uma discussão teórica a respeito da Educação do campo no Brasil e as suas necessidades reais de formação do jovem agricultor e a sua relação com a matriz curricular nas escolas das redes oficiais de ensino. O foco da experiência do nosso estudo é a Pedagogia da Alternância como prática específica para a formação do jovem agricultor e a sua permanência no meio onde vive junto à família acreditando que no campo também se aprende, no campo também se ensina.Abordaremos sobre o víeis da proposta metodológica da Pedagogia da Alternância, sua origem, difusão, resultados e perspectivas atuais, pesquisa essa que foi realizada com moradores (pais e filhos) da comunidade envolvidos no projeto, através de entrevistas com base no método da oralidade.
Descrição:
AQUINO, Ana Lúcia Alves de. Pedagogia da alternância e a formação do jovem agricultor na casa familiar rural em Alagoa Nova - PB. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]