UEPB - Repositório Digital

Perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica: Percepção por professores (as) supervisores (as) do PIBID em Ciências Biológicas CCBS/Campus I/UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcanti, Gabriela Barbosa Vasconcelos
dc.date.accessioned 2016-04-20T19:21:41Z
dc.date.available 2016-04-20T19:21:41Z
dc.date.issued 2015-12-14
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9487
dc.description CAVALCANTI, G. B. V. Perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica: Percepção por professores (as) supervisores (as) do PIBID em Ciências Biológicas CCBS/Campus I/UEPB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A educação numa perspectiva problematizadora busca construir o conhecimento do indivíduo através do senso crítico da realidade, visto que a sociedade está adaptada a um processo de ensino-aprendizagem “bancário” baseado numa ampla transmissão de conteúdos para memorização e prova escrita, sendo o professor detentor do conhecimento, ou seja, o aluno só escuta o que o professor fala sem direcionar algum questionamento ou associação com a realidade em volta. Diante das propostas de inovações nos processos de ensino-aprendizagem que considera os conhecimentos prévios, produção do conhecimento e o contexto social do educando, tendo em vista uma educação problematizadora, optamos pelo estudo da perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica a parti r da percepção dos/as professores/as supervisores/as do PIBID em Ciências Biológicas – CCBS / Campus I / UEPB, buscando constatações sobre a vivência de seus métodos pedagógicos nas suas experiências práticas. Foi uma investigação do tipo qualitativa, deste modo sendo descritiva e exploratória; coletamos os dados a partir de roteiro de entrevista não estruturada e gravada em áudio. Ao analisar os dados nos baseamos em Bardin (2011). Em síntese, pudemos concluir que os entrevistados misturam os métodos da educação problematizadora com outros processos de ensino aprendizagem tais como contextualizações, questionamentos e/ou aulas diferenciais; relatam que em suas formações iniciais e continuadas não tiveram acesso a tal pedagogia; e entendem de forma positiva as implicações desta perspectiva problematizadora, considerando uma reforma no currículo das universidades brasileiras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Valberto de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação problematizadora pt_BR
dc.subject Educação biológica pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.subject Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica: Percepção por professores (as) supervisores (as) do PIBID em Ciências Biológicas CCBS/Campus I/UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta