Resumo:
A educação numa perspectiva problematizadora busca construir o conhecimento do indivíduo
através do senso crítico da realidade, visto que a sociedade está adaptada a um processo de
ensino-aprendizagem “bancário” baseado numa ampla transmissão de conteúdos para
memorização e prova escrita, sendo o professor detentor do conhecimento, ou seja, o aluno só
escuta o que o professor fala sem direcionar algum questionamento ou associação com a
realidade em volta. Diante das propostas de inovações nos processos de ensino-aprendizagem
que considera os conhecimentos prévios, produção do conhecimento e o contexto social do
educando, tendo em vista uma educação problematizadora, optamos pelo estudo da
perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica a parti r da percepção dos/as
professores/as supervisores/as do PIBID em Ciências Biológicas – CCBS / Campus I / UEPB,
buscando constatações sobre a vivência de seus métodos pedagógicos nas suas experiências
práticas. Foi uma investigação do tipo qualitativa, deste modo sendo descritiva e exploratória;
coletamos os dados a partir de roteiro de entrevista não estruturada e gravada em áudio. Ao
analisar os dados nos baseamos em Bardin (2011). Em síntese, pudemos concluir que os
entrevistados misturam os métodos da educação problematizadora com outros processos de
ensino aprendizagem tais como contextualizações, questionamentos e/ou aulas diferenciais;
relatam que em suas formações iniciais e continuadas não tiveram acesso a tal pedagogia; e
entendem de forma positiva as implicações desta perspectiva problematizadora, considerando
uma reforma no currículo das universidades brasileiras.
Descrição:
CAVALCANTI, G. B. V. Perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica: Percepção por professores (as) supervisores (as) do PIBID em Ciências Biológicas CCBS/Campus I/UEPB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.