UEPB - Repositório Digital

Experimentos históricos em sala de aula: Um relato de experiência com o motor de Faraday

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guimarães, Hellen Souto
dc.date.accessioned 2016-04-20T19:22:45Z
dc.date.available 2016-04-20T19:22:45Z
dc.date.issued 2014-11-24
dc.identifier.other CDD 537
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9494
dc.description GUIMARÃES, H. S. Experimentos históricos em sala de aula: Um relato de experiência com o motor de Faraday. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho parte do princípio que atividades experimentais associadas a episódios históricos podem contribuir para estimular os alunos em relação à aprendizagem de conceitos de física. No entanto, várias pesquisas mostram que exemplos de tais materiais são escassos quando se trata de reprodução em sala de aula (Martins, 2007). Assim, este trabalho faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba no sentido de fornecer material didático envolvendo história da ciência e experimentação para professores da educação básica. O episódio histórico escolhido para este trabalho foi o experimento realizado por Faraday, no período entre 1821 e 1823, em que surgem alguns dos princípios de funcionamento dos motores elétricos. Para explorar os conceitos de física, partimos da descrição original de Faraday (Faraday, 1844) para reconstruir o experimento utilizando materiais de baixo custo e explorando a relação entre o sentido da corrente e os polos magnéticos. O conjunto de atividades constituído pela reconstrução do experimento e a sequência de aulas formam o material utilizado para a realização de uma atuação junto a alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise do processo desenvolvido pelos alunos mostra que experimentos históricos podem servir como elementos motivacionais na aprendizagem de física. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Paula Bispo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Experimentos históricos pt_BR
dc.subject Motores elétricos pt_BR
dc.subject História do eletromagnetismo pt_BR
dc.title Experimentos históricos em sala de aula: Um relato de experiência com o motor de Faraday pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta